sexta-feira, 27 de maio de 2011

Futuras Mamães ...


Todas as mulheres, antes de planejarem engravidar  
deviam ter uma consulta de medicina dentária para    
avaliarem o seu estado de saúde oral e fazerem
os tratamentos, se necessário.
Estudos recentes associam uma ligação entre
as doenças gengivais com os partos prematuros 
e o nascimento de crianças de baixo peso.
A crença de que na altura do crescimento ósseo 
do bebé os dentes da mãe ficam sem cálcio, não
é correta, mas algumas lesões de cárie, as quais
surgem durante e após a gravidez, estão relacionadas com lesões de cárie que não foram detetadas e tratadas precocemente, bem como alterações hormonais que podem induzir alterações do metabolismo e da ação da saliva sobre a boca e dentes.
 As alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, nomeadamente as alterações hormonais, podem desencadear alterações na saúde oral das grávidas, mas que, na sua maioria desaparecem após o parto.
 Estudos recentes mostram que muitas grávidas apresentam epúlide gravídica  ou tumor gravídico. Quando a placa bacteriana se acumula nos dentes e gengivas surge um tumor, com compromisso estético e que frequentemente sangra durante a mastigação e a escovagem. Normalmente, desaparece sem necessidade de cirurgia após o parto. Outras vezes existe necessidade de cirurgia para remoção durante a gravidez, podendo voltar a surgir no mesmo local.
 A gengivite gravídica ocorre mais frequentemente durante a gravidez, devido a alterações hormonais que desencadeiam a reação das gengivas aos produtos inflamatórios da placa bacteriana, mas é a placa bacteriana (e não as hormonas) a principal causa da gengivite.
 Devem, por isso,  manter-se os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, ajudando a reduzir, ou mesmo a prevenir, a gengivite durante a gravidez.   Se, na alimentação, substituirem os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os dentes.
 Por tudo isto, a melhor coisa que pode fazer uma mulher que pretende engravidar é procurar um profissional de saúde oral para uma consulta de rotina.


#Aproveitem esse momento mamães, a melhor dádiva que Deus pode nos dar é gerar um ser tão perfeito , como um filho.

## Beijo Beijo e Ótimo final de semana :)

2 comentários:

  1. estou grávida, e sei o quanto é importante visitarmos regularmente o dentista :D

    ResponderExcluir
  2. estou grávida, e sei o quanto é importante visitarmos regularmente o dentista :D 2

    ResponderExcluir