quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Fada dos Dentes

Um presente para cada dente que cai. A troca dos dentes 
de leite pelos permanentes, que começa entre 5 e 7 anos, pode gerar medoe desconfortos.
Será que o dente não vai cair? Vai doer? 
A fada dos dentes pode ajudar você a driblar essa ansiedade.


Há muitas versões desta história, mas todas envolvem uma 
recompensa pelo dente perdido. “O mais comum é a fada que vem buscar o dente embaixo do travesseiro e troca por um presente ou uma quantia em dinheiro. A outra opção é jogar o dente no telhado e fazer um pedido para ela. Na França, tem a história do ratinho que busca o dente e o leva para a Fada”, conta a odontopediatra Dóris Rocha Ruiz. Se a opção de vocês for pela primeira versão, você pode fazer a troca ou quando seu filho estiver em sono profundo ou na hora em que for acordá-lo no dia seguinte. 

Quando a criança associa esta etapa do desenvolvimento com o caráter mágico desta lenda, ela consegue, por meio da imaginação, transpor este obstáculo. Assim como o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa, a Fada dos Dentes funciona como um elemento que ajuda a criança a lidar com a realidade.

Curiosidades

- Há uma tradição em Portugal, Canadá, em parte do Reino Unido e nos Estados Unidos e em outros países europeus, segundo a qual a "Fada do Dente" viria à noite para trocar o "dente de leite", colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente. 

- Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar "dentes de leite" por presentes é algo que remonta aos vikings, mais de mil anos atrás.

  




beijo, beijo 

3 comentários:

  1. minha filhinha acredita em fadinha dos dentes, sempre deixa seus dentinhos kk

    ResponderExcluir
  2. muito interessante a historia da fadinha

    ResponderExcluir
  3. Hoje minha filha tem 18 anos, mas o que eu pude fazer para que ela tivesse uma infancia de pureza, com sonhos e fantasias eu fiz. A fadinha do dente mesmo sempre aparecia lá em casa, embora fosse uma fadinha pobre que deixava uma moedinha de 50 centavos.(rsrs) O valor não importava. Eu gostava do clima de magia que se instalava no ar.
    Acontece, porém que, uma bela noite, minha filhinha colocou o dentinho na caixinha ao lado da cama e, quem disse que a fadinha apareceu? Ela pegou foi no sono de tão cansada que tava. kkkkkkkkkkkkkkkk
    No outro dia deu dó ver a cara de decepção da minha filha. Então eu disse, poxa, acho que ela teve muito trabalho nesta madrugada, bote de novo hoje que ela certamente aparecerá. E pronto. No outro dia tava lá, uma criança feliz com uma moedinha de 50 centavos na mão. kkkkkk

    ResponderExcluir