quinta-feira, 21 de abril de 2011

Terceiros Molares Inclusos...


“Meus sisos não nasceram. E agora, o que fazer?”

Talvez nada. Talvez você não tenha sisos (sortudo!). Isso se chama, em termos técnicos, “agenesia”, e significa que Papai do Céu foi legal com você. Não há problema nenhum em não ter 1, 2 , 3 ou os 4 terceiros molares. Se eles não irromperam (nasceram) e não incomodam, só com uma radiografia é possível saber se eles existem.

Às vezes os terceiros molares não aparecem porque, por mais que haja espaço pra eles nascerem, tem um outro dente no caminho deles. Ou eles estão em posição desfavorável (deitados, por exemplo). Aí eles além de “inclusos” (dentro da base óssea e da gengiva) estão “impactados”, ou seja, existe um obstáculo que os impede de sair por conta própria.

“Mas se meus sisos não nasceram e não me incomodam, porque tirá-los?”

Boa pergunta. Primeiro porque há uma possibilidade de, no local em que está o dente, surgir um cisto ou um tumor, que nesse caso precisará ser removido. Talvez esse cisto até já exista, e por isso o dente não nasceu. Segundo porque o terceiro molar pode reabsorver (“fazer sumir”) a raiz e até a coroa do dente mais próximo a ele, o segundo molar. Aí você poderá ter que tirar dois dentes: o segundo e o terceiro molar. Alguns profissionais acreditam, ainda, que os terceiros molares podem empurrar os outros dentes da mandíbula para frente, o que causa apinhamentos dentários (aquela falta de espaço que deixa os dentes tortos, um meio em cima do outro). Mas isso não é consenso, nem minha opinião.

Então, não ache que o seu dentista só está querendo ficar rico às custas dos seus sisos (ou da remoção deles). Há motivos sim pra tirar seus terceiros molares inclusos de lá, mesmo que você não sinta dor. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário